Questões Direito Constitucional Remédios Constitucionais Habeas Corpus

Jonildo teve a prisão decretada por falta de pagamento de pensão alimentícia, embor...

Responda: Jonildo teve a prisão decretada por falta de pagamento de pensão alimentícia, embora tenha comprovado que estava desempregado havia seis meses e não possuía outra fonte de renda. Nessa situação...


1Q255976 | Direito Constitucional, Remédios Constitucionais Habeas Corpus, Técnico Judiciário Informática, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto aos direitos e garantias individuais, tratados
detalhadamente pelo legislador constituinte, cada um dos itens
subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Jonildo teve a prisão decretada por falta de pagamento de pensão alimentícia, embora tenha comprovado que estava desempregado havia seis meses e não possuía outra fonte de renda. Nessa situação, Jonildo terá direito à concessão de habeas corpus, pois a ordem judicial de prisão foi manifestamente ilegal.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Aqui a questão trata da prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia, que é uma situação prevista em lei. Porém, a Constituição e o entendimento dos tribunais garantem que essa prisão não pode ser aplicada de forma injusta, especialmente quando a pessoa não tem condições de pagar, como no caso de desemprego comprovado.

Jonildo está desempregado há seis meses e não tem outra fonte de renda, ou seja, não tem como pagar a pensão. Por isso, a prisão dele seria ilegal, porque a ordem judicial não considerou essa situação. Assim, ele tem direito a pedir habeas corpus para proteger sua liberdade, já que a prisão é manifestamente ilegal.

Portanto, a assertiva está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.