Questões Enfermagem

No serviço de saúde, o paciente politraumatizado com lesão grave tem atendimento pri...

Responda: No serviço de saúde, o paciente politraumatizado com lesão grave tem atendimento prioritário em relação ao paciente com cefaleia e sinais vitais estáveis. De acordo com o Ministério da Saúde, ne...


1Q258931 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 3a Região, FCC

No serviço de saúde, o paciente politraumatizado com lesão grave tem atendimento prioritário em relação ao paciente com cefaleia e sinais vitais estáveis. De acordo com o Ministério da Saúde, nesse atendimento, o princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde contemplado é o da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde (SUS) que contempla o atendimento prioritário ao paciente politraumatizado com lesão grave em relação a outro paciente com cefaleia e sinais vitais estáveis é o princípio da equidade.

A equidade no SUS significa oferecer a cada cidadão o atendimento conforme a necessidade e a complexidade do caso, garantindo que os recursos e serviços sejam direcionados de forma justa para quem mais precisa naquele momento. Isso implica que pacientes em situação mais grave tenham prioridade no atendimento.

A integralidade (alternativa a) refere-se ao direito ao atendimento completo e contínuo, não necessariamente à prioridade conforme gravidade.

A regionalização (alternativa c) trata da organização dos serviços de saúde por regiões e níveis de complexidade, mas não diretamente da prioridade no atendimento.

A descentralização (alternativa d) é sobre a distribuição das responsabilidades entre os níveis de governo, não sobre critérios de prioridade.

A hierarquização (alternativa e) refere-se à organização dos serviços em níveis de complexidade, mas o conceito de prioridade conforme gravidade está mais ligado à equidade.

Portanto, a alternativa correta é a letra b, pois o princípio da equidade assegura que o atendimento seja dado conforme a complexidade e necessidade de cada caso.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.