Os anos 70 e 80 do século XX marcaram o segundo momento de ocupação do Estado de Rondônia através de projetos de colonização, mineração e da presença de um grande contingente migratório, caracterizando a abertura e expansão de uma fronteira agromineral. A respeito dessa etapa de ocupação predatória de Rondônia, pode-se afirmar que a criação de um zoneamento socioeconômico ambiental no Estado, nos anos 80, teve como objetivo
a) garantir a presença de grandes empresas multinacionais na região, amparadas pela ditadura militar, que ajudavam a financiar.
b) ampliar a ocupação das terras ao longo da BR-364, diminuindo a formação de latifúndios e priorizando as pequenas e médias propriedades voltadas para o abastecimento da região com produtos hortifrutigranjeiros.
c) chamar a atenção para o modelo de ocupação na Amazônia estabelecido pelo Governo desde a década de 70, visando a um ordenamento territorial que conciliasse desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
d) preparar administrativa e economicamente o Estado de Rondônia para a criação de distritos industriais dedicados ao desenvolvimento das indústrias de vulcanização.
e) diminuir as tensões entre migrantes, originários principalmente dos territórios formadores de Rondônia: Mato Grosso e Amazonas.