Questões Ética na Administração Pública Decreto 1171 94

O funcionário que, no exercício de suas funções, deixa o usuário de seu serviço à e...

Responda: O funcionário que, no exercício de suas funções, deixa o usuário de seu serviço à espera enquanto atende ligação telefônica particular por 20 minutos causa danos morais a esse usuário.


1Q260392 | Ética na Administração Pública, Decreto 1171 94, Técnico Judiciário Área Administrativa, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta
ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os
públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do
comportamento ético do servidor público e suas implicações.

O funcionário que, no exercício de suas funções, deixa o usuário de seu serviço à espera enquanto atende ligação telefônica particular por 20 minutos causa danos morais a esse usuário.

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💬 Comentários

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David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Quando um servidor público deixa um usuário esperando por um tempo excessivo, especialmente para atender a uma ligação particular, ele está desrespeitando o direito do cidadão e o princípio da eficiência no serviço público. Esse tipo de conduta pode causar frustração, constrangimento e prejuízo ao usuário, configurando, sim, um dano moral, pois afeta a dignidade e o respeito que devem ser garantidos no atendimento público. Portanto, a afirmativa está correta.
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