Trafegando com um veículo percebe-se que, ao dobrar uma esquina, o volante não retor...
Responda: Trafegando com um veículo percebe-se que, ao dobrar uma esquina, o volante não retorna sem auxílio para a posição de linha reta. Nesse mesmo veículo, quando o freio é acionado, o volante puxa pa...
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Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa C
Se o volante de um carro não retorna automaticamente para a posição central após uma curva, geralmente está relacionado a algum defeito no sistema de direção ou com o alinhamento das rodas. O retorno automático do volante é uma função do sistema de direção assistida (hidráulica ou elétrica), combinado com o ângulo das rodas dianteiras que geram a força centrípeta responsável por fazer o volante voltar ao posicionamento original.
Em um carro desalinhado, as rodas não estão paralelas entre si nem ajustadas de modo a conseguir uma trajetória reta.
Quando o motorista freia e o volante puxa para um lado, normalmente é por causa de uma diferença na força de frenagem entre as rodas do mesmo eixo, no caso do volante, o eixo dianteiro. No caso do desalinhamento, as rodas não estão perfeitamente ajustadas e pode desgastar os pneus ou fazer com que a frenagem em uma das rodas seja mais intensa, gerando o “puxamento” para um dos lados.
Se o volante de um carro não retorna automaticamente para a posição central após uma curva, geralmente está relacionado a algum defeito no sistema de direção ou com o alinhamento das rodas. O retorno automático do volante é uma função do sistema de direção assistida (hidráulica ou elétrica), combinado com o ângulo das rodas dianteiras que geram a força centrípeta responsável por fazer o volante voltar ao posicionamento original.
Em um carro desalinhado, as rodas não estão paralelas entre si nem ajustadas de modo a conseguir uma trajetória reta.
Quando o motorista freia e o volante puxa para um lado, normalmente é por causa de uma diferença na força de frenagem entre as rodas do mesmo eixo, no caso do volante, o eixo dianteiro. No caso do desalinhamento, as rodas não estão perfeitamente ajustadas e pode desgastar os pneus ou fazer com que a frenagem em uma das rodas seja mais intensa, gerando o “puxamento” para um dos lados.
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