Questões Português

Ao organizarem seus protestos públicos, os jovens enfatizam esses processos por meio de...

Responda: Ao organizarem seus protestos públicos, os jovens enfatizam esses processos por meio de palavras de ordem, e repetem essas palavras de ordem para que o povo compreenda bem essas palavras...


1Q264531 | Português, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Texto associado.

                                                Jovens em movimento

    Jovens protestando nas ruas não são exatamente uma novidade: parece ser próprio da juventude um alto grau de inconformismo. Mas é possível localizar na década de 60 e em parte da de 70 do século passado o marco mais incisivo de muitas contestações. O problema apareceu como sendo o de toda uma geração de jovens ameaçando a ordem social, nos planos político, cultural e moral, por uma atitude de crítica aos valores estabelecidos e pelo desencadear de atos em busca de transformação - movimentos estudantis de oposição aos regimes autoritários, contra a tecnocracia e todas as formas de dominação, movimentos pacifistas, agrupamentos de hippies, etc.

    Muitos jovens estabeleciam para si próprios que jamais viriam a se integrar ao funcionamento normal da sociedade. Alguns entravam em organizações políticas clandestinas, outros se recusavam a assumir um emprego formal, indo viver em comunidades e sobrevivendo por meio de atividades alternativas (arte, artesanato, hortas comunitárias), tudo numa recusa permanente de se adaptar, de se enquadrar numa sociedade convencional.

    No Brasil, é particularmente nesse momento que a questão da juventude ganha maior visibilidade, devido ao engajamento de jovens da classe média, do ensino secundário e universitário, na luta contra o regime autoritário por meio de mobilizações estudantis e atuação nos partidos de esquerda. No campo do comportamento, questionavam os padrões sexuais, morais e o consumismo. De lá para cá, alternaram-se momentos de alguma acomodação e outros de expressão inconformista. As manifestações de meados de 2013 atualizaram o caráter contestador da juventude.

(Adaptado de: ABRAMO, Helena Wendel. “Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil”. Revista Brasileira de Educação, n. 5/6, p. 30 e 31)

Ao organizarem seus protestos públicos, os jovens enfatizam esses processos por meio de palavras de ordem, e repetem essas palavras de ordem para que o povo compreenda bem essas palavras de ordem e resolva se acolhe ou não essas palavras de ordem.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos analisar a frase original e as substituições:

A frase original tem três segmentos sublinhados que se repetem, causando um efeito vicioso:

1) "repetem essas palavras de ordem"
2) "para que o povo compreenda bem essas palavras de ordem"
3) "e resolva se acolhe ou não essas palavras de ordem."

Queremos substituir os segmentos sublinhados por pronomes para evitar essa repetição.

- No primeiro caso, "repetem essas palavras de ordem", o verbo "repetir" é transitivo direto, então o pronome correto é "as" (pronome oblíquo átono, objeto direto feminino plural). Portanto, "as repetem".

- No segundo caso, "para que o povo compreenda bem essas palavras de ordem", o verbo "compreender" também é transitivo direto, então o pronome correto é "as". Como o sujeito é "o povo" (3ª pessoa do singular), o verbo fica "compreenda" e o pronome objeto direto é "as": "as compreenda bem".

- No terceiro caso, "resolva se acolhe ou não essas palavras de ordem", o verbo "acolher" é transitivo direto, então o pronome também é "as": "as acolhe ou não".

Assim, a forma correta é: "as repetem - as compreenda bem - as acolhe ou não", que corresponde à alternativa b).

As outras alternativas apresentam pronomes incorretos (como "lhes", que é para objeto indireto) ou formas erradas de colocação pronominal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.