Sentir as emoções, transmitir vontades, decidir sobre o que quer fazer e explorar as potencialidades com vigor são mensagens emitidas pelos alunos por meio dos movimentos corporais. Mattos e Neira. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola . São Paulo: Phorte Editora, 2000, p. 15. A menção no texto sobre o ser corporal, aquele que pensa, age, sente e se comunica pelos gestos e expressões deve predominar na escola sobre o ter e poder corporal, aquele que simplesmente executa o movimento. Acerca da característica dessa relação de dominância, assinale a opção correta.
✂️ a) O movimento do corpo que é capaz de pegar a bola mais vezes sem deixá-la cair no chão deve predominar sobre o movimento do corpo que não consegue essa façanha. ✂️ b) O movimento certo deve predominar sobre o movimento errado, ambos determinados socialmente e indicativos do comportamento adequado. ✂️ c) A corrida no pega-pega contextualizado na perseguição e fuga deve predominar sobre a corrida de doze minutos (teste de Cooper). ✂️ d) A ação do corpo que corre com mais velocidade deve predominar sobre a do corpo que corre com menos velocidade.