Questões Direito do Trabalho

João é vendedor externo em uma empresa, com CTPS assinada, e recebe salário fixo acresc...

Responda: João é vendedor externo em uma empresa, com CTPS assinada, e recebe salário fixo acrescido de 3% sobre as vendas que efetua. Se o empregado quiser, conforme previsto em norma interna da empresa, po...


Q29883 | Direito do Trabalho, Advogado, COMPESA PE, FGV

João é vendedor externo em uma empresa, com CTPS assinada, e recebe salário fixo acrescido de 3% sobre as vendas que efetua. Se o empregado quiser, conforme previsto em norma interna da empresa, poderá optar por receber 5% sobre a venda efetuada, com a condição de arcar com o valor dela caso o comprador fique inadimplente.

Assim, se a opção for feita e a venda for paga normalmente, a comissão do empregado será maior; se não houver pagamento, por qualquer razão, o empregado quitará a dívida em nome do comprador e poderá perseguir o crédito posteriormente em ação regressiva.

Diante da situação hipotética e de acordo com os princípios e normas trabalhistas, assinale a afirmativa correta.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 08/01/2025 02:06:52🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A cláusula mencionada na situação hipotética, conhecida como "star del credere", é ilegal para o empregado, sendo expressamente vedada para o representante comercial e, com maior razão, ao empregado. Isso porque, de acordo com a legislação trabalhista, o empregado não pode arcar com os riscos do negócio, como a inadimplência do comprador.

O artigo 462 da CLT estabelece que é vedado ao empregador efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. Portanto, a cláusula que impõe ao empregado o risco de inadimplência do comprador é considerada ilegal e desrespeita os direitos trabalhistas do empregado.

Assim, a opção correta é a alternativa b), que aponta a ilegalidade da cláusula "star del credere" para o empregado.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.