Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades

Considerado um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, o rompimento de ...

Responda: Considerado um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, o rompimento de barragem de importante mineradora causou, recentemente, danos irreparáveis, desde a morte de pessoas até a des...


Q30430 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

Considerado um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, o rompimento de barragem de importante mineradora causou, recentemente, danos irreparáveis, desde a morte de pessoas até a destruição material de comunidades inteiras e de um dos mais importantes rios da região Sudeste. Assinale a opção em que são apresentados o município onde está situada a mineradora em questão e o rio que sofreu os efeitos devastadores do referido acidente.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
O desastre ambiental mencionado na questão refere-se ao rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015, na cidade de Mariana, Minas Gerais. Este evento é considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil devido à sua magnitude e impacto devastador.
A barragem pertencia à empresa Samarco, uma joint venture entre a Vale S.A. e a BHP Billiton. O rompimento resultou na liberação de aproximadamente 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, que devastaram a região e contaminaram o rio Doce, um dos mais importantes rios da região Sudeste do Brasil.
Os rejeitos de mineração percorreram mais de 650 km ao longo do rio Doce até alcançar o Oceano Atlântico, causando destruição ambiental, morte de fauna e flora, além de impactar severamente a vida das comunidades ribeirinhas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.