Questões Pedagogia Projeto Político Pedagógico

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração ...

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1Q320304 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de coordenar a elaboração do projeto políticopedagógico de sua escola (ensino médio) com base na legislação vigente. Na semana pedagógica, marcou a primeira reunião com todos os profissionais da escola para planejar a elaboração do projeto. Nesse encontro, foram definidas as diversas etapas do processo. Inicialmente, reunião com todos os membros da comunidade escolar para realizar reflexão sobre a comunidade na qual a escola está inserida, suas necessidades e seus anseios, valores das famílias e dos alunos, as funções da educação escolar, a finalidade e os problemas vivenciados pela escola. Em seguida, a construção dos dados necessários: conhecimento da realidade, com a identificação de anseios, necessidades, motivações dos alunos, das famílias e da comunidade local. Posteriormente, a mobilização de alunos, famílias e representantes da comunidade local que não haviam comparecido à primeira reunião para elaboração do projeto e construção do documento propriamente. Por último, a reunião para a aprovação do documento por todos os participantes. Após esse planejamento, a equipe começou a colocar em prática o trabalho. Durante dois meses, a equipe escolar trabalhou nesse projeto ininterruptamente. Diante da situação hipotética relatada, julgue os próximos itens. A avaliação do projeto político-pedagógico deve ser uma prática contínua, que propicia ajustes necessários e garante sucesso escolar como princípio e compromisso social.
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💬 Comentários

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Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A avaliação do projeto político-pedagógico (PPP) realmente deve ser contínua. Isso porque o PPP é um documento vivo, que precisa ser constantemente revisado e ajustado conforme as necessidades da comunidade escolar e as mudanças no contexto social e educacional. Essa prática contínua de avaliação permite identificar o que está funcionando, o que precisa ser melhorado e garantir que o projeto cumpra seu papel de promover o sucesso escolar e atender ao compromisso social da escola. Portanto, a afirmação está correta.
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