
Por David Castilho em 05/01/2025 03:14:21🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
Com base nos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por Edgar Morin, podemos analisar cada afirmação:
I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.
Essa afirmação está de acordo com o pensamento de Morin, que destaca a importância da compreensão mútua para o desenvolvimento de relações mais humanizadas e menos conflituosas.
II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.
Essa afirmação também está alinhada com os conceitos de Morin, que reconhece a complexidade e dualidade presente na natureza humana.
III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.
Morin defende a necessidade de uma abordagem mais holística e integradora no processo educacional, considerando a interação entre ordem e desordem.
IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.
Essa afirmação ressalta a relação intrínseca entre cultura e mente, destacando a importância da cultura na formação da capacidade de consciência e pensamento.
Portanto, as afirmativas II e IV estão corretas, o que nos leva à alternativa correta: c) Apenas I, II, III e IV estão corretas.
Com base nos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por Edgar Morin, podemos analisar cada afirmação:
I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.
Essa afirmação está de acordo com o pensamento de Morin, que destaca a importância da compreensão mútua para o desenvolvimento de relações mais humanizadas e menos conflituosas.
II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.
Essa afirmação também está alinhada com os conceitos de Morin, que reconhece a complexidade e dualidade presente na natureza humana.
III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.
Morin defende a necessidade de uma abordagem mais holística e integradora no processo educacional, considerando a interação entre ordem e desordem.
IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.
Essa afirmação ressalta a relação intrínseca entre cultura e mente, destacando a importância da cultura na formação da capacidade de consciência e pensamento.
Portanto, as afirmativas II e IV estão corretas, o que nos leva à alternativa correta: c) Apenas I, II, III e IV estão corretas.