Questões Pedagogia Projeto Político Pedagógico

Segundo Demo (1995): A construção de um projeto político-pedagógico próprio ...

Responda: Segundo Demo (1995): A construção de um projeto político-pedagógico próprio insinua menos um produto demonstrativo do que o fazer e o refazer incessante da capacidade dos professores, mo...


1Q324575 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Segundo Demo (1995):

A construção de um projeto político-pedagógico próprio insinua menos um produto demonstrativo do que o fazer e o refazer incessante da capacidade dos professores, motivando-os a trabalharem coletivamente, a revisarem sempre sua formação, a buscarem atualização constante, a realizarem a escola como obra comunitária de todos, sob a liderança competente do grupo de professores. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:

I. A prática de construção de um projeto deve estar amparada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e a formação de seus agentes: funcionários, professores e direção da comunidade educativa. Só assim serão rompidas as resistências em relação a novas práticas educativas.

II. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por essa proposta, pois assim terão uma postura comprometida e responsável.

III. Para que o projeto pedagógico seja efetivo, é necessário que todos os membros da instituição escolar compreendam o seu papel e atuem de acordo com os pressupostos da cidadania.

IV. Trata-se da conquista do MEC para o exercício da autonomia e conseqüentemente de um espaço mais democrático para as escolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar as afirmativas com base no trecho e no que Demo (1995) propõe:

I. Verdadeira. A construção do projeto político-pedagógico precisa estar fundamentada em concepções teóricas sólidas e envolve a formação contínua de todos os agentes da comunidade escolar para superar resistências a novas práticas.

II. Verdadeira. É importante que os agentes educativos se sintam atraídos pela proposta para que assumam uma postura comprometida e responsável, o que está alinhado com a ideia do fazer coletivo e motivado.

III. Verdadeira. Para que o projeto seja efetivo, todos devem compreender seu papel e agir conforme os princípios da cidadania, reforçando a participação e o compromisso coletivo.

IV. Falsa. Embora a autonomia escolar seja um tema importante, o trecho não menciona que a construção do projeto político-pedagógico seja uma "conquista do MEC" para o exercício da autonomia, mas sim um processo interno e coletivo da escola.

Portanto, as afirmativas I, II e III são verdadeiras, e a alternativa correta é a letra c).
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