Questões Mecânica Trânsito e Serviço de Transporte

Quando a terceira marcha de uma caixa de mudanças mecânica arranha ao ser engatada, ...

Responda: Quando a terceira marcha de uma caixa de mudanças mecânica arranha ao ser engatada, a causa provável é


1Q329851 | Mecânica, Trânsito e Serviço de Transporte, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Quando a terceira marcha de uma caixa de mudanças mecânica arranha ao ser engatada, a causa provável é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) anel sincronizador desgastado.

Quando a terceira marcha de uma caixa de mudanças mecânica arranha ao ser engatada, isso indica que a engrenagem não está sendo sincronizada corretamente antes do engate. O anel sincronizador tem a função de igualar a velocidade da engrenagem com a do eixo para que o engate ocorra suavemente.

Se o anel sincronizador estiver desgastado, ele não consegue realizar essa função adequadamente, resultando no atrito e ruído característico de marcha que arranha.

As outras alternativas, como mola da alavanca solta, garfos desgastados, molas das esferas de retenção fracas ou nível de óleo baixo, podem causar outros tipos de problemas, mas não especificamente o arranhar da terceira marcha ao engatar.

Portanto, a causa mais provável para esse sintoma é o desgaste do anel sincronizador, conforme indicado no gabarito e na resposta mais comentada.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) anel sincronizador desgastado.

Quando a terceira marcha de uma caixa de mudanças mecânica arranha ao ser engatada, isso indica um problema no sincronismo da engrenagem. O anel sincronizador tem a função de igualar a velocidade da engrenagem com a do eixo antes do engate, evitando o atrito e o ruído característico do 'arranhar'.

Se o anel sincronizador estiver desgastado, ele não consegue realizar essa função corretamente, o que resulta no engate com ruído e dificuldade, especialmente em marchas intermediárias como a terceira.

As outras alternativas, como mola da alavanca solta, garfos desgastados, molas das esferas de retenção fracas ou nível de óleo baixo, podem causar outros tipos de problemas, mas não especificamente o arranhar ao engatar a terceira marcha.

Portanto, a causa mais provável para o problema descrito é o anel sincronizador desgastado, conforme indicado no gabarito e na resposta mais comentada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.