Questões Segurança e Transporte Competências dos órgãos de trânsito

Relativamente à educação para o trânsito, assinale a alternativa correta.

Responda: Relativamente à educação para o trânsito, assinale a alternativa correta.


1Q330669 | Segurança e Transporte, Competências dos órgãos de trânsito, Despachante de Trânsito, DETRAN PR, UFPR

Relativamente à educação para o trânsito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A educação para o trânsito é um tema abordado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especificamente no artigo 76, que estabelece que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Portanto, a alternativa a) está incorreta.

A alternativa b) é correta conforme o artigo 320 do CTB, que atribui ao CONTRAN a responsabilidade de estabelecer campanhas de esclarecimento público, incluindo as condutas em primeiros socorros em acidentes de trânsito.

A alternativa c) é incorreta, pois a educação para o trânsito deve ser promovida em todos os níveis de ensino, não apenas no médio e superior, conforme o artigo 76 do CTB.

A alternativa d) contém informações falsas sobre a destinação de fundos do DPVAT, que não são repassados dessa maneira para a educação em primeiros socorros.

A alternativa e) é incorreta, pois o CTB incentiva a celebração de convênios entre os órgãos de trânsito e de educação para promover a educação para o trânsito, conforme o artigo 76.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.