Observe a sequência abaixo. 5 – 13 – 29 – 61 – ... O ...
Responda: Observe a sequência abaixo. 5 – 13 – 29 – 61 – ... O sétimo termo dessa sequência representa a distância, em metros, entre dois pontos de ônibus no trajeto que Mar...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Vamos analisar a sequência: 5, 13, 29, 61, ...
Primeiro, vamos ver se há uma relação entre os termos.
Calculando as diferenças entre termos consecutivos:
13 - 5 = 8
29 - 13 = 16
61 - 29 = 32
As diferenças são 8, 16, 32, que são potências de 2 multiplicadas por 8 (ou simplesmente dobrando a cada passo).
Vamos ver se a diferença dobra a cada termo:
8, 16, 32, ... sim, dobra.
Se continuarmos essa lógica:
Próxima diferença: 64
Termo 5: 61 + 64 = 125
Próxima diferença: 128
Termo 6: 125 + 128 = 253
Próxima diferença: 256
Termo 7: 253 + 256 = 509
Portanto, o sétimo termo é 509, que representa a distância entre os pontos de ônibus.
Resposta correta: c) 509m.
Vamos analisar a sequência: 5, 13, 29, 61, ...
Primeiro, vamos ver se há uma relação entre os termos.
Calculando as diferenças entre termos consecutivos:
13 - 5 = 8
29 - 13 = 16
61 - 29 = 32
As diferenças são 8, 16, 32, que são potências de 2 multiplicadas por 8 (ou simplesmente dobrando a cada passo).
Vamos ver se a diferença dobra a cada termo:
8, 16, 32, ... sim, dobra.
Se continuarmos essa lógica:
Próxima diferença: 64
Termo 5: 61 + 64 = 125
Próxima diferença: 128
Termo 6: 125 + 128 = 253
Próxima diferença: 256
Termo 7: 253 + 256 = 509
Portanto, o sétimo termo é 509, que representa a distância entre os pontos de ônibus.
Resposta correta: c) 509m.
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