O sistema de emplacamento de automóveis de certa cidade é composto de três le...

O sistema de emplacamento de automóveis de certa cidade é composto de três letras seguidas de quatro algarismos. O número de placas que podem ser produzidas de modo que as três letras sejam vogais é:


O sistema de emplacamento de automóveis de certa cidade é composto de três letras seguidas de quatro algarismos. O número de placas que podem ser produzidas de modo que as três letras sejam vogais é:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: b)

    O sistema de emplacamento é composto por três letras seguidas de quatro algarismos. O problema pede o número de placas possíveis quando as três letras são vogais.

    Primeiro, identificamos o conjunto de letras possíveis. Como as letras devem ser vogais, temos 5 opções para cada letra (A, E, I, O, U).

    Para as três letras, o número de combinações é 5 x 5 x 5 = 5³ = 125.

    Para os quatro algarismos, cada posição pode ser preenchida por qualquer dígito de 0 a 9, ou seja, 10 opções para cada posição.

    Assim, para os quatro algarismos, o número de combinações é 10 x 10 x 10 x 10 = 10⁴ = 10.000.

    Multiplicando as possibilidades das letras pelas dos números, temos 125 x 10.000 = 1.250.000.

    Portanto, o número de placas possíveis com as três letras vogais é 1.250.000, que corresponde à alternativa b).

    Checagem dupla:

    Revisando, as letras são 5 opções cada, total 125. Os números são 10 opções cada, total 10.000. Multiplicando, 125 x 10.000 = 1.250.000. Confirma-se o gabarito b).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.