A arte na escola tem um percurso que se delineia em coaduno com a história e com as ...
Responda: A arte na escola tem um percurso que se delineia em coaduno com a história e com as abordagens educacionais, bem como é pautada numa base legal que a regulamenta e estabelece normas e objetivos,...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Para resolver essa questão, é necessário identificar as características de cada abordagem significativa da arte e relacioná-las corretamente com a sua respectiva denominação.
I. Tradicional: Atividade, desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico; professor transmissor de conteúdos e modelos artísticos.
II. Nova/renovada: Educação através da arte, atividade artística, processo criador de livre expressão do aluno; professor descompromissado com a ação pedagógica.
III. Tecnicista: Educação artística, parte do currículo escolar, enfoque transmissivo e técnico de conteúdo, expressos do simples ao complexo dentro do espaço escolar.
IV. Progressista: Expressão do movimento de arte-educadores; disciplina do currículo pleno escolar, ensino da Arte; proposta triangular (apreciação, contextualização e fazer artístico); formação estética e abrangente da cultura e sensibilidade humana.
Dessa forma, a sequência correta é IV - III - II - I, o que corresponde à alternativa b).
Para resolver essa questão, é necessário identificar as características de cada abordagem significativa da arte e relacioná-las corretamente com a sua respectiva denominação.
I. Tradicional: Atividade, desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico; professor transmissor de conteúdos e modelos artísticos.
II. Nova/renovada: Educação através da arte, atividade artística, processo criador de livre expressão do aluno; professor descompromissado com a ação pedagógica.
III. Tecnicista: Educação artística, parte do currículo escolar, enfoque transmissivo e técnico de conteúdo, expressos do simples ao complexo dentro do espaço escolar.
IV. Progressista: Expressão do movimento de arte-educadores; disciplina do currículo pleno escolar, ensino da Arte; proposta triangular (apreciação, contextualização e fazer artístico); formação estética e abrangente da cultura e sensibilidade humana.
Dessa forma, a sequência correta é IV - III - II - I, o que corresponde à alternativa b).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários