Questões Arquivologia

Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a ...

Responda: Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de


1Q3518 | Arquivologia, Técnico Judiciário, TRE SP, FCC

Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Fundo.

Em arquivologia, o termo 'fundo' é utilizado para designar o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma pessoa física ou jurídica no exercício de suas atividades. Ou seja, cada conjunto de documentos de uma entidade constitui um fundo arquivístico.

O conceito de fundo é fundamental para a organização e preservação dos arquivos, pois respeita a proveniência e a organicidade dos documentos, facilitando sua identificação e recuperação.

As outras alternativas não são corretas nesse contexto: 'núcleo de memória' não é um termo técnico para conjuntos documentais; 'organograma' é um esquema que representa a estrutura organizacional; 'setor' e 'divisão' são unidades administrativas, mas não designam conjuntos documentais arquivísticos.

Portanto, a alternativa correta é 'fundo'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.