O tratamento adequado de resíduos, decorrentes da assistência à saúde é imprescindível para minimizar riscos à saúde, além de preservar a sustentabilidade dos recursos naturais e qualidade de vida das pessoas. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC ANVISA Nº 306/04, os Resíduos de Serviços de Saúde - RSS - são classificados em 05 (cinco) grupos A,B,C,D e E, conforme a sua natureza. Assinale a alternativa que apresenta os resíduos do Grupo B.
a) Bolsas transfusionais, contendo sangue ou hemocomponentes, rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou ainda com prazo de validade vencido.
b) Filtros de ar e gases aspirados de área contaminada, membrana filtrante de equipamento médico-hospitalar e de pesquisa.
c) Resíduos de produtos ou de insumos farmacêuticos, saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos, contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes.
d) Materiais pérfuro-cortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares.
e) Não apresenta risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparado aos resíduos domiciliares, tendo, como exemplo, as sobras de alimentos e do seu preparo e os resíduos das áreas administrativas.