Questões Direito Penal Crimes Contra a Vida

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relativa ao di...

Responda: Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relativa ao direito penal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Rui era engenheiro e participava da construção de ...


1Q357923 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Policial Federal Escrivão, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relativa ao direito penal, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Rui era engenheiro e participava da construção de uma rodovia, para a qual seria necessária a destruição de uma grande rocha, com o uso de explosivos. Rui, contudo, por insuficiência de conhecimentos técnicos, não calculou bem a área de segurança para a explosão. Por isso, um fragmento da rocha acabou atingindo uma pessoa, a grande distância, matando-a. Nessa situação, devido ao fato de a morte haver decorrido do uso de explosivos, o caso é de homicídio qualificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Aqui o ponto importante é entender o que caracteriza um homicídio qualificado. Homicídio qualificado envolve circunstâncias específicas que tornam o crime mais grave, como motivo torpe, meio cruel, ou perigo comum, por exemplo.

No caso do Rui, a morte ocorreu por um acidente decorrente da falta de cuidado técnico, ou seja, não houve intenção de matar nem as qualificadoras previstas em lei. Isso configura, na verdade, um homicídio culposo (quando não há intenção, mas há negligência, imprudência ou imperícia).

Portanto, não é homicídio qualificado, e sim homicídio culposo. Por isso, a assertiva está errada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.