Questões Direito Penal Imputabilidade Penal

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relativa ao di...

Responda: Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relativa ao direito penal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Martiniano foi obrigado, por pessoas que se diziam...


Q358406 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Policial Federal Escrivão, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética relativa ao direito penal, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Martiniano foi obrigado, por pessoas que se diziam amigos seus, a ingerir bebida alcoólica até ficar completamente embriagado. Em seguida, essas pessoas levaram-no consigo e, com ele, cometeram roubo contra agência bancária. Nessa situação, por não ser patológica, a embriaguez de Martiniano não lhe retira a imputabilidade nem diminui a pena aplicável ao ato.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

A embriaguez voluntária, por si só, não exclui a imputabilidade penal, ou seja, a capacidade de o indivíduo entender o caráter ilícito do fato ou de se determinar de acordo com esse entendimento, conforme previsto no artigo 28 do Código Penal Brasileiro. No entanto, a embriaguez pode sim influenciar na dosimetria da pena, podendo ser considerada como circunstância atenuante ou agravante, a depender do caso concreto.

Portanto, no caso apresentado, a embriaguez de Martiniano pode sim ser levada em consideração na aplicação da pena, podendo resultar em uma diminuição da pena a ser aplicada pelo crime de roubo cometido.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.