Questões Enfermagem Enfermagem Clínica

As complicações das doenças cardiovasculares são responsáveis por muitas mortes. Os ...

Responda: As complicações das doenças cardiovasculares são responsáveis por muitas mortes. Os cuidados de enfermagem oferecidos a pacientes com essas doenças exigem que o enfermeiro tenha conhecimentos el...


Q360195 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As complicações das doenças cardiovasculares são responsáveis por muitas mortes. Os cuidados de enfermagem oferecidos a pacientes com essas doenças exigem que o enfermeiro tenha conhecimentos elementares acerca das complicações cardiovasculares mais freqüentes. Com relação a esses aspectos, julgue os itens seguintes.

O enfermeiro que está atendendo a um paciente com quadro de infarto do miocárdio iniciado há 6 horas, em uma sala de emergência, deve estar vigilante para quaisquer sinais ou sintomas de insuficiência ventricular esquerda, que é a complicação mais freqüente na fase aguda dessa emergência clínica.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

No caso de um paciente com quadro de infarto do miocárdio iniciado há 6 horas, é fundamental que o enfermeiro esteja atento a possíveis sinais ou sintomas de insuficiência ventricular esquerda, que é de fato uma complicação comum nessa situação. A insuficiência ventricular esquerda ocorre quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficiente para o restante do corpo, levando a um acúmulo de sangue nos pulmões e causando sintomas como falta de ar, tosse e cansaço.

Portanto, é correto afirmar que o enfermeiro deve estar vigilante para essa complicação, a fim de intervir precocemente e garantir o melhor tratamento para o paciente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.