Questões Enfermagem Infecção Hospitalar

Durante o turno de trabalho de um enfermeiro, houve admissão de quatro diferentes pa...

Responda: Durante o turno de trabalho de um enfermeiro, houve admissão de quatro diferentes pacientes em uma clínica de internação. O enfermeiro deveria decidir a alocação dos pacientes recém chegados, be...


1Q360239 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Durante o turno de trabalho de um enfermeiro, houve admissão de quatro diferentes pacientes em uma clínica de internação. O enfermeiro deveria decidir a alocação dos pacientes recém chegados, bem como o transporte de dois pacientes infectados para o setor de radiologia do hospital. Dois pacientes recém chegados (A e B) apresentavam diagnósticos de doença meningocócica por Haemophilus influenzae. O paciente C tinha história de diarréia viral e sarampo há dois dias. O paciente D tinha colonização por pseudomonas multiresistente, sem infecção. Dos pacientes infectados a serem transportados, um apresentava uma ferida drenante infectada por Staphylococcus aureus e o outro, rubéola.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.

O paciente C deve receber precauções padrão, visto que com dois dias após as erupções já não se tem risco de transmissão da doença por via respiratória e, na diarréia viral, não é necessária adoção de medidas específicas de isolamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

O paciente C, que apresenta história de diarréia viral e sarampo há dois dias, deve sim receber precauções padrão. Mesmo após dois dias das erupções, ainda há risco de transmissão da doença por via respiratória. Portanto, medidas específicas de isolamento são necessárias para evitar a propagação do sarampo, que é altamente contagioso.

As precauções padrão são medidas de controle de infecção que devem ser aplicadas em todos os pacientes, independentemente do diagnóstico ou suspeita de infecção. Isso inclui a higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, manejo adequado de materiais perfurocortantes, entre outros procedimentos que visam reduzir o risco de transmissão de infecções.

Portanto, a afirmativa de que o paciente C não necessita de medidas específicas de isolamento está incorreta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.