Questões Enfermagem Saúde do Idoso

Uma paciente de 70 anos de idade, natural de São Paulo, chegou, acompanhada do filho...

Responda: Uma paciente de 70 anos de idade, natural de São Paulo, chegou, acompanhada do filho, ao pronto-socorro do hospital municipal de Aracaju, com relato de que sofrera queda no banheiro há uma seman...


1Q360797 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 70 anos de idade, natural de São Paulo, chegou, acompanhada do filho, ao pronto-socorro do hospital municipal de Aracaju, com relato de que sofrera queda no banheiro há uma semana e apresentava dor na região femoral esquerda e dificuldade para deambulação. Na avaliação da história clínica, a paciente referiu que o marido falecera há um ano, e na mesma época, vendera a casa dela em São Paulo, o que a levou a morar com o seu único filho em Aracaju, que é casado e tem dois filhos jovens adultos cursando faculdade. Segundo relato do filho, ela estaria se tornando cada vez mais isolada, alimenta-se pouco, emagreceu e quase não tem iniciativa para realizar suas atividades diárias. A paciente relatou ainda à enfermeira que sentia muita falta de sua casa em São Paulo, dos amigos e da vida que tinha lá, pois saía muito, mas, em Aracaju, não sai porque depende do filho, da nora e dos netos para sair. Como são muito ocupados com as próprias vidas, ela sente que é uma responsabilidade a mais para eles. Relata ainda dificuldade para dormir, falta de vontade para se alimentar e não ter motivos para continuar vivendo.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

A paciente considerada apresenta aumento do risco de suicídio, razão por que o auxiliar de enfermagem deve registrar o fato no prontuário dela e alertar os membros da equipe, a esse respeito, para assegurar o cuidado adequado à paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A paciente apresenta sinais claros de depressão, como isolamento social, perda de apetite, emagrecimento, falta de iniciativa para atividades diárias, tristeza profunda e pensamentos de não ter motivos para continuar vivendo. Esses sintomas aumentam significativamente o risco de suicídio, especialmente em idosos, que são um grupo vulnerável.
O auxiliar de enfermagem, ao identificar esses sinais, deve registrar no prontuário para garantir que a equipe de saúde tenha conhecimento da situação e possa planejar um cuidado adequado e contínuo. O registro é fundamental para a comunicação entre os profissionais e para a segurança do paciente.
Além disso, alertar os membros da equipe sobre o risco de suicídio é uma medida preventiva essencial para que sejam adotadas intervenções imediatas, como avaliação psiquiátrica, acompanhamento psicológico e suporte social.
Portanto, a conduta descrita na questão está correta, pois visa garantir a segurança e o cuidado integral da paciente, conforme as boas práticas em saúde mental e assistência ao idoso.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.