Questões Enfermagem Saúde do Idoso

Hipertensão arterial (HA) é uma condição multifatorial caracterizada por elevação suste...

Responda: Hipertensão arterial (HA) é uma condição multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos $140 mmHg e(ou) 90 mmHg. No Brasil, a HA atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos ...


1Q361760 | Enfermagem, Saúde do Idoso

Hipertensão arterial (HA) é uma condição multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos $140 mmHg e(ou) 90 mmHg. No Brasil, a HA atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV). Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. O mecanismo mais comum da HA no idoso é o enrijecimento da parede arterial dos grandes vasos, que pode levar ao aumento predominante da pressão arterial sistólica, com manutenção ou queda da pressão arterial diastólica.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O enrijecimento da parede arterial, especialmente das grandes artérias como a aorta, é realmente o mecanismo mais comum da hipertensão arterial em idosos. Isso ocorre porque, com o envelhecimento, as artérias perdem elasticidade, tornando-se mais rígidas. Essa rigidez faz com que a pressão arterial sistólica aumente, já que o coração precisa exercer mais força para bombear o sangue. Ao mesmo tempo, a pressão diastólica pode se manter estável ou até diminuir, porque as artérias rígidas não conseguem manter a pressão durante o relaxamento do coração. Por isso, é comum observar hipertensão sistólica isolada em pessoas mais velhas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.