Questões Enfermagem Saúde Mental

       Uma mulher de 43 anos de idade, que mora sozinh...

Responda:        Uma mulher de 43 anos de idade, que mora sozinha, desenvolveu distúrbio bipolar há 3 anos. Desde o início dos sintomas da doença mental, ela não toma os medi...


1Q362944 | Enfermagem, Saúde Mental, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

       Uma mulher de 43 anos de idade, que mora sozinha, desenvolveu distúrbio bipolar há 3 anos. Desde o início dos sintomas da doença mental, ela não toma os medicamentos com regularidade. Apresentou dois episódios de suicídio nesse período. Foi levada ao serviço médico apresentando quadro de depressão importante e dizendo não querer mais viver. Relatou que não dorme direito e que não tem se alimentado bem, tendo emagrecido 8 kg em seis meses. O médico que a atendeu indicou-lhe internação.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

A paciente apresenta um tipo de transtorno caracterizado por oscilações do humor, podendo passar da mais profunda depressão até a extrema euforia.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

A paciente apresenta um quadro clínico compatível com o transtorno bipolar, caracterizado por oscilações do humor, podendo passar da mais profunda depressão (episódios depressivos) até a extrema euforia (episódios de mania ou hipomania). No caso apresentado, a paciente desenvolveu distúrbio bipolar há 3 anos, não toma os medicamentos com regularidade, apresentou episódios de suicídio e está atualmente em um quadro de depressão importante, o que reforça a suspeita desse transtorno.

O transtorno bipolar é uma condição crônica que requer acompanhamento médico especializado, tratamento adequado com medicamentos estabilizadores de humor e, em alguns casos, internação hospitalar para garantir a segurança e estabilização do paciente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.