Questões Enfermagem Saúde da Criança

Duas crianças deram entrada, às 2 horas da manhã, no pronto-socorro de um hospital. ...

Responda: Duas crianças deram entrada, às 2 horas da manhã, no pronto-socorro de um hospital. Segundo o relato da mãe, o filho mais velho, de 6 anos de idade, teria caído de uma escada após agredir o irmã...


1Q363371 | Enfermagem, Saúde da Criança, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Duas crianças deram entrada, às 2 horas da manhã, no pronto-socorro de um hospital. Segundo o relato da mãe, o filho mais velho, de 6 anos de idade, teria caído de uma escada após agredir o irmão menor, de 4 meses. O bebê apresentava hemorragia retiniana, convulsões e diminuição do nível de consciência. Não havia sinais externos de traumatismo ou lesão craniana, e a tomografia computadorizada detectou um hematoma subdural. O menino de 6 anos, no exame físico, apresentava lesões traumáticas cutâneas inespecíficas nas costas, nas nádegas, nos braços e nas coxas. Algumas equimoses e contusões mostravam-se de coloração azul-púrpura e marrom-amarelada, enquanto outras eram de coloração vermelho-azulada. Em um dos braços desse menino, havia uma mordida recente, que, segundo relato da mãe, teria sido dada por outra criança, que mora próximo à sua casa. Esse menino maior mostrava-se triste e calado, olhava para o chão e tinha muito medo da mãe.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

As equimoses e contusões apresentadas pela criança maior são comuns em crianças ativas e normais e estão associadas a acidentes involuntários.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

As equimoses e contusões apresentadas pela criança maior, juntamente com o comportamento de medo da mãe e tristeza, levantam suspeitas de que possa estar ocorrendo um caso de violência doméstica ou abuso infantil.

Essas lesões não são comuns em crianças ativas e normais, e sim indicativos de possíveis agressões físicas. Portanto, é importante investigar a fundo a situação e tomar as medidas necessárias para proteger a integridade física e psicológica das crianças envolvidas.

No Brasil, a Lei nº 13.431/2017 estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, garantindo a proteção e assistência necessária nesses casos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.