A expressão Vigilância Epidemiológica passou a ser aplicada no controle da...

A expressão Vigilância Epidemiológica passou a ser aplicada no controle das doenças transmissíveis, na década de 50 (Rouquayrol, 2003). Quanto a este conjunto de ações, coloque V para Verdadeiro...


A expressão Vigilância Epidemiológica passou a ser aplicada no controle das doenças transmissíveis, na década de 50 (Rouquayrol, 2003). Quanto a este conjunto de ações, coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas sentenças abaixo.

( ) O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) foi instituído através da Lei 6.259/75 e do Decreto 78.231/76. Esses instrumentos tornaram obrigatória a notificação de doenças transmissíveis selecionadas, constantes de relação estabelecida por Portaria do Ministério da Saúde.

( ) Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei 8.080/90 define a vigilância epidemiológica como "um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos".

( ) São funções da vigilância epidemiológica: coleta de dados, processamento de dados coletados, análise e interpretação dos dados processados, recomendação das medidas do controle apropriadas, promoção das ações de controle indicadas, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas, divulgação de informações pertinentes.

( ) A coleta de dados ocorre em todos os níveis de atuação do sistema de saúde. A força e o valor do dado analisado dependem da precisão com que o dado é gerado.

( ) Os dados de morbidade não são utilizados em vigilância epidemiológica, por não permitirem a detecção precoce de problemas sanitários.

Assinale a alternativa correta.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    Vamos analisar cada sentença:

    1) O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) foi instituído pela Lei 6.259/75 e Decreto 78.231/76, que tornaram obrigatória a notificação de certas doenças transmissíveis. Isso é correto.

    2) A Lei 8.080/90, que regula o SUS, define vigilância epidemiológica como um conjunto de ações para conhecer, detectar ou prevenir mudanças nos fatores de saúde, visando recomendar e adotar medidas de prevenção e controle. Essa definição está correta.

    3) As funções da vigilância epidemiológica incluem coleta, processamento, análise, recomendação, promoção, avaliação e divulgação de informações. Isso está certo.

    4) A coleta de dados ocorre em todos os níveis do sistema de saúde, e a qualidade dos dados depende da precisão na geração. Isso também é verdadeiro.

    5) A afirmação de que dados de morbidade não são usados na vigilância epidemiológica porque não permitem detecção precoce é falsa. Dados de morbidade são importantes para identificar problemas sanitários.

    Portanto, a sequência correta é: V, V, V, V, F. A alternativa c).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.