Questões Enfermagem Enfermagem em Urgência e Emergência

Uma paciente de 54 anos de idade, viúva, foi admitida há duas semanas em uma unidade...

Responda: Uma paciente de 54 anos de idade, viúva, foi admitida há duas semanas em uma unidade de clínica médica com queixa de dificuldade respiratória há vários dias. Tem história de doença pulmonar obst...


1Q364051 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 54 anos de idade, viúva, foi admitida há duas semanas em uma unidade de clínica médica com queixa de dificuldade respiratória há vários dias. Tem história de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e internações freqüentes, tendo-se submetido a ventilação mecânica em uma dessas internações. Foram constatadas, ao exame clínico, febre, piora progressiva do quadro respiratório e dispnéia associada a cansaço intenso, que a prejudicavam na realização de tarefas diárias, como vestir-se e tomar banho. Tabagista desde os 15 anos de idade, abandonou o cigarro somente aos 50 anos. Nega etilismo. Apresentou os seguintes sinais vitais: temperatura de 35,7ºC; pulso de 70 bpm; freqüência respiratória de 20 irpm; pressão arterial de 130/86 mmHg; peso de 75kg e altura de 1,54 m. A paciente apresenta esforço respiratório evidente, tosse, falta de apetite, dificuldade para realizar atividades usuais, desinteresse pelas atividades de cuidado e pelas rotinas do hospital, diâmetro ântero-posterior do tórax aumentado e presença de sibilos difusos à ausculta pulmonar. Diz estar sem energia para viver.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O único critério que deve ser usado para a instituição da ventilação mecânica nos pacientes com DPOC é a avaliação dos gases arteriais.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A afirmação está errada porque a decisão de iniciar ventilação mecânica em pacientes com DPOC não deve se basear apenas na avaliação dos gases arteriais. Embora a gasometria arterial seja fundamental para avaliar a gravidade da insuficiência respiratória (por exemplo, hipoxemia e hipercapnia), outros fatores clínicos são igualmente importantes. Isso inclui o estado geral do paciente, sinais de esforço respiratório, nível de consciência, resposta ao tratamento inicial, e a presença de complicações como acidose respiratória. Portanto, a ventilação mecânica é indicada com base em uma avaliação clínica completa, não apenas nos resultados dos gases arteriais.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.