Questões Enfermagem

No inicio de uma consulta, uma mulher de 48 anos de idade mostrava se ofegante e can...

Responda: No inicio de uma consulta, uma mulher de 48 anos de idade mostrava se ofegante e cansada. Ela faz acompanhamento há seis meses no serviço ambulatorial para tratamento de diabetes, Tem uma fistul...


1Q364171 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

No inicio de uma consulta, uma mulher de 48 anos de idade mostrava se ofegante e cansada. Ela faz acompanhamento há seis meses no serviço ambulatorial para tratamento de diabetes, Tem uma fistula arteriovenosa ativa no membro superior direito. Relata episódios febris em casa, com temperatura do corpo alternando com regularidade entre um período de febre e outro com temperatura normal ou subnormal. Tem peso corporal de 80 kg, 1,68 m de altura e 45 cm de circunferência do braço. A enfermeira fez a verificação da temperatura corporal axilar, da frequência cardíaca no pulso braquial, da frequência respiratória e da pressão arterial, Todos os parâmetros de sinais vitais avaliados estavam dentro do padrão de normalidade.

Considerando o caso clinico apresentado e os aspectos relativos ao cuidado a ser prestado,julgue os itens de 6 a 11.

Na verificação correta da pressão arterial, é irrelevante aguardar o repouso da paciente antes de iniciar o procedimento. Deve se posiciona la sentada com o antebraço direito apoiado e a palma da mão virada para cima, expondo o braço por completo, removendo roupas que por ventura possam fazer restrições.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A afirmação está incorreta porque, para a verificação correta da pressão arterial, é fundamental que o paciente esteja em repouso por pelo menos cinco minutos antes do procedimento. Isso é importante para evitar que fatores como atividade física recente ou estresse influenciem a medida, garantindo maior precisão.

Além disso, o posicionamento correto do paciente deve ser com o braço apoiado na altura do coração, com a palma da mão voltada para cima, e o braço exposto, removendo roupas que possam comprimir o membro. No entanto, o repouso prévio não pode ser negligenciado.

Portanto, a parte que diz que é irrelevante aguardar o repouso da paciente está errada, o que torna a alternativa incorreta.

Essa orientação está de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para a aferição da pressão arterial, que recomendam o repouso antes da medida para garantir a confiabilidade dos resultados.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.