Questões Enfermagem Doenças Patologias

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no se...

Responda: Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência ...


1Q364294 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

Nesse caso clínico, sangramentos e hemorragias gastrintestinais são complicações potenciais, devendo-se avaliar o paciente criteriosamente, monitorando-se os sinais vitais, as secreções gastrintestinais e os resultados dos valores laboratoriais (hematócrito e hemoglobina).
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O paciente apresenta cirrose hepática, uma condição crônica que pode levar a diversas complicações, entre elas sangramentos e hemorragias gastrintestinais. Isso ocorre devido à hipertensão portal, que é comum na cirrose, causando varizes esofágicas e gástricas que podem romper e sangrar.

Além disso, a cirrose pode levar a alterações na coagulação sanguínea, já que o fígado é responsável pela produção de fatores de coagulação. A presença de equimoses e púrpuras no paciente indica possível alteração na coagulação, aumentando o risco de sangramentos.

Portanto, é fundamental monitorar criteriosamente os sinais vitais, as secreções gastrintestinais (para detectar sangue oculto ou visível) e os exames laboratoriais como hematócrito e hemoglobina, que indicam perda sanguínea e anemia.

Essa abordagem é essencial para a detecção precoce de complicações hemorrágicas e para a tomada de medidas terapêuticas adequadas, prevenindo desfechos graves.

Fazendo uma segunda análise, todos os sinais e sintomas, bem como o contexto clínico do paciente, reforçam a necessidade dessa vigilância rigorosa, confirmando que a alternativa correta é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.