Questões Enfermagem Saúde da Mulher

Uma gestante de 23 anos de idade, com 36 semanas de gestação, procurou um hospital, ...

Responda: Uma gestante de 23 anos de idade, com 36 semanas de gestação, procurou um hospital, referindo estar em trabalho de parto. Tem um filho de 8 anos cujo parto foi normal e está ansiosa para o nasci...


1Q365044 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Uma gestante de 23 anos de idade, com 36 semanas de gestação, procurou um hospital, referindo estar em trabalho de parto. Tem um filho de 8 anos cujo parto foi normal e está ansiosa para o nascimento do segundo filho. Antes de entrar na sala de parto, a parturiente foi estimulada a ir até o banheiro e esvaziar a bexiga. Ao retornar do banheiro, queixou-se de náuseas e vômitos e de uma pressão no reto como se desejasse evacuar. Ao deitar-se, a auxiliar de enfermagem percebeu um abaulamento do períneo.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

A auxiliar de enfermagem deve providenciar o material para a episiotomia e realizá-la antes que haja laceração do períneo.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

Na situação descrita, a presença de abaulamento do períneo indica que a parturiente está em trabalho de parto avançado e pode estar ocorrendo a descida do feto pela pelve materna. Nesse contexto, a realização de uma episiotomia não é indicada, pois se trata de um procedimento cirúrgico que consiste em realizar um corte no períneo para ampliar o canal de parto e facilitar a saída do bebê.

No entanto, a presença do abaulamento do períneo sugere que o parto está evoluindo de forma natural e que o nascimento do bebê pode estar próximo. Portanto, a conduta adequada nesse momento seria preparar o ambiente para o parto, garantir a segurança da parturiente e do bebê, e aguardar a evolução do trabalho de parto para o nascimento ocorrer de forma fisiológica, sem a necessidade de intervenções como a episiotomia.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.