Questões Enfermagem Semiologia e semiotécnica

Um homem de 45 anos de idade, solteiro, portador de pioderma gangrenoso, encontra-se...

Responda: Um homem de 45 anos de idade, solteiro, portador de pioderma gangrenoso, encontra-se internado em uma unidade de clínica médica para tratamento de úlceras em membros inferiores e tronco. Em sua ...


1Q369077 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, SES DF, FUNIVERSA

Um homem de 45 anos de idade, solteiro, portador de pioderma gangrenoso, encontra-se internado em uma unidade de clínica médica para tratamento de úlceras em membros inferiores e tronco. Em sua história clínica, há registro de hipertensão arterial em uso de nifedipina oral. No início da doença, fazia uso de corticoide e dapsona, mantendo ulcerações estáveis. Há cerca de 40 dias, entretanto, interrompeu o uso dos medicamentos e evoluiu com piora das lesões de pele e surgimento de novas lesões, associado ao aparecimento de secreção purulenta há 15 dias. Apresenta dor e edema em membros inferiores. Relata ainda febre há três dias. Queixa-se de dificuldades de se locomover devido às dores e às lesões. Os sinais vitais avaliados foram: 36,5 ºC, 16 movimentos respiratórios por minuto, 87 batimentos cardíacos por minuto e 130 mmHg × 90 mmHg. Nessa situação, considerando a sistematização da assistência de enfermagem aplicada ao paciente, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A alternativa correta é a letra b) que menciona diagnósticos de enfermagem relevantes para o paciente descrito. O diagnóstico de 'integridade tissular prejudicada' é apropriado devido às úlceras e lesões de pele que o paciente apresenta. O 'risco de infecção' é evidente pela presença de secreção purulenta e febre, indicando uma possível infecção secundária. A 'hipertermia' também é um diagnóstico pertinente, considerando que o paciente relata febre nos últimos dias.

As outras alternativas contêm erros ou informações inadequadas para o caso. A alternativa a) subestima a importância do edema, que é um sinal objetivo, não apenas uma queixa subjetiva. A alternativa c) sugere intervenções que podem não ser adequadas devido à dor e dificuldade de movimento do paciente. A alternativa d) está incorreta porque a nifedipina é um bloqueador dos canais de cálcio, e não um inibidor da enzima conversora de angiotensina. Finalmente, a alternativa e) é parcialmente correta, mas não abrange completamente a situação do paciente como a alternativa b).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.