Questões Direito Civil

Clara, professora universitária, vive com Paula há 15 anos. O relacionamento é público,...

Responda: Clara, professora universitária, vive com Paula há 15 anos. O relacionamento é público, e dentre os demais familiares e amigos, Paula e Clara são reconhecidas como um casal. Elas compartilham o dom...


1Q36913 | Direito Civil, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

Clara, professora universitária, vive com Paula há 15 anos. O relacionamento é público, e dentre os demais familiares e amigos, Paula e Clara são reconhecidas como um casal. Elas compartilham o domicílio, as despesas cotidianas e as responsabilidades do dia a dia. Na universidade em que Clara leciona, há um acordo coletivo que reconhece aos cônjuges, companheiros e descendentes dos funcionários o direito a cursar com bolsa integral os cursos superiores lá oferecidos. Sobre a questão, é correto afirmar que, conforme o entendimento firmado no STF, as uniões entre pessoas do mesmo sexo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
O Supremo Tribunal Federal (STF), em diversas decisões, tem reconhecido que as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo devem ser tratadas com o mesmo status jurídico das uniões estáveis heterossexuais. Isso está fundamentado na interpretação dos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana, ambos previstos na Constituição Federal.

A situação descrita na questão se enquadra perfeitamente nesse entendimento, pois Clara e Paula vivem juntas em um relacionamento público e estável por 15 anos, compartilhando domicílio, despesas e responsabilidades.

Portanto, de acordo com o entendimento do STF, Paula tem direito ao benefício da bolsa integral para cursos superiores oferecidos pela universidade onde Clara leciona, assim como seria o caso se fossem um casal heterossexual em união estável.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.