Questões Direito Penal

A qualificadora "deformidade permanente" do crime de lesão corporal (artigo 129, § 2º, ...

Responda: A qualificadora "deformidade permanente" do crime de lesão corporal (artigo 129, § 2º, IV, do CP) deve ser valorada quando:


1Q36924 | Direito Penal, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

A qualificadora "deformidade permanente" do crime de lesão corporal (artigo 129, § 2º, IV, do CP) deve ser valorada quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A qualificadora 'deformidade permanente' prevista no artigo 129, § 2º, inciso IV, do Código Penal, deve ser considerada no momento da consumação do crime. Isso porque a consumação do crime de lesão corporal ocorre quando a lesão atinge seu resultado naturalístico, ou seja, quando a lesão efetivamente se concretiza e produz o dano.

A deformidade permanente é um resultado que deve estar presente no momento em que o crime se consuma, não podendo ser considerada em momento posterior, como após a ação médica reparadora ou em fases processuais como a oitiva em juízo.

Portanto, a análise da qualificadora deve ocorrer no momento em que a lesão corporal se consuma, pois é nesse instante que se verifica a existência da deformidade permanente, elemento que agrava a pena do agente.

Fazendo uma segunda checagem, confirmamos que o entendimento majoritário e a doutrina penal indicam que a qualificadora é aferida no momento da consumação do crime, o que reforça a resposta correta como a alternativa 'a'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.