Questões Enfermagem Saúde Mental

Uma mulher de 43 anos de idade foi admitida em uma unidade de saúde mental devido a ...

Responda: Uma mulher de 43 anos de idade foi admitida em uma unidade de saúde mental devido a apresentar, há cerca de um mês, estado progressivo de depressão.  Considerando os dados possíveis ...


1Q369345 | Enfermagem, Saúde Mental, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 43 anos de idade foi admitida em uma unidade de saúde mental devido a apresentar, há cerca de um mês, estado progressivo de depressão.

 Considerando os dados possíveis de serem identificados pelo enfermeiro na avaliação inicial da paciente e as ações de enfermagem cabíveis nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Deve-se explicar à paciente que as alterações que ela apresenta são comuns em pessoas na sua faixa etária e que não há tratamento para essa doença, devendo ela, portanto, aprender a conviver com sentimentos negativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Na situação apresentada, é fundamental destacar que a abordagem sugerida de informar à paciente que as alterações que ela apresenta são comuns em pessoas da sua faixa etária e que não há tratamento para essa doença, é totalmente equivocada.

O enfermeiro, ao avaliar um paciente com sintomas de depressão, deve oferecer suporte, acolhimento e encaminhamento para o tratamento adequado, que pode envolver psicoterapia, uso de medicamentos e outras abordagens terapêuticas. Informar que não há tratamento e que a paciente deve apenas aprender a conviver com os sentimentos negativos é extremamente prejudicial e contrário às práticas de cuidado em saúde mental.

Portanto, a afirmativa está ERRADA, pois desconsidera a importância do tratamento adequado da depressão e do suporte necessário para a recuperação da paciente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.