Questões Enfermagem Administração de medicamentos

O choque hipovolêmico é o tipo mais frequente de choque, subsequente a hemorragia (p...

Responda: O choque hipovolêmico é o tipo mais frequente de choque, subsequente a hemorragia (perda de massa eritrocitaria e de plasma) ou a perda plasmática isolada, como acontece no sequestro de líquido ...


Q369474 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

O choque hipovolêmico é o tipo mais frequente de choque, subsequente a hemorragia (perda de massa eritrocitaria e de plasma) ou a perda plasmática isolada, como acontece no sequestro de líquido extravascular nas perdas pelo trato gastrointestinal e urinário ou nas perdas insensíveis. A resposta fisiológica compensadora à hipovolemia visa assegurar, principalmente, a perfusão dos órgãos nobres, nomeadamente o sistema nervoso central e o coração, Com relação a esse assunto,julgue os próximos itens.

É imprescindível que o paciente receba transfusão sanguínea na primeira hora do choque hipovolêmico.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 12/01/2025 21:53:17🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

No choque hipovolêmico, a transfusão sanguínea não é necessariamente indicada na primeira hora. O tratamento inicial do choque hipovolêmico consiste na reposição volêmica com soluções cristaloides e coloides para restabelecer o volume sanguíneo e melhorar a perfusão dos órgãos vitais. A transfusão sanguínea pode ser indicada em casos de hemorragia grave e quando há necessidade de reposição de componentes sanguíneos específicos, como hemácias, plaquetas ou plasma, mas não é uma regra que deva ser feita obrigatoriamente na primeira hora do choque hipovolêmico.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.