Questões Direito Empresarial e Comercial Empresário

Maria, empresária individual, teve sua interdição decre...

Responda: Maria, empresária individual, teve sua interdição decretada pelo juiz a pedido de seu pai, José, em razão de causa permanente que a impede de exprimir sua vontade pa...


Q371203 | Direito Empresarial e Comercial, Empresário, FGV

Maria, empresária individual, teve sua interdição decretada pelo juiz a pedido de seu pai, José, em razão de causa permanente que a impede de exprimir sua vontade para os atos da vida civil.


Sabendo-se que José, servidor público federal na ativa, foi nomeado curador de Maria, assinale a afirmativa correta.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Quando uma pessoa é interditada por incapacidade, como no caso de Maria, a interdição não implica necessariamente na extinção de sua empresa. No entanto, é necessário que seja concedida autorização judicial para o prosseguimento da empresa.

No caso apresentado, José, pai de Maria e seu curador, pode solicitar essa autorização judicial para que a empresa de Maria continue funcionando. Porém, como José é servidor público federal na ativa, ele não pode exercer atividade de empresário. Nesse sentido, ele poderá nomear, com a aprovação do juiz, um ou mais gerentes para administrar a empresa de Maria.

Portanto, a afirmativa correta é a letra a) "É possível a concessão de autorização judicial para o prosseguimento da empresa de Maria; porém, diante do impedimento de José para exercer atividade de empresário, este nomeará, com a aprovação do juiz, um ou mais gerentes."
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.