Questões Direito Constitucional Organização Político Administrativa do Estado

A Constituição da República de 1988 adotou elementos de federalismo cooperativo e de fe...

Responda: A Constituição da República de 1988 adotou elementos de federalismo cooperativo e de federalismo dual na repartição de competências entre os entes federados, distribuindo competências exclusivas, p...


1Q371599 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, FGV

A Constituição da República de 1988 adotou elementos de federalismo cooperativo e de federalismo dual na repartição de competências entre os entes federados, distribuindo competências exclusivas, privativas, comuns e concorrentes. Assim sendo, a respeito da organização do Estado estabelecida na Constituição, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar cada alternativa para entender por que a letra a) está correta:

a) Correta. A Constituição prevê que proteger o meio ambiente e combater a poluição são competências comuns da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Além disso, a lei complementar pode estabelecer normas para a cooperação entre esses entes federados, o que está previsto no artigo 23 da Constituição.

b) Errada. Os Estados podem legislar sobre direito tributário no que couber, desde que não seja competência privativa da União. A União tem competência privativa para legislar sobre direito financeiro e tributário, mas isso não impede os Estados de criarem seus próprios códigos tributários dentro de sua competência, como o Código Tributário Estadual.

c) Errada. A União pode decretar intervenção federal em Municípios, inclusive para garantir a aplicação do mínimo exigido na manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme previsto no artigo 34 da Constituição.

d) Errada. Nas competências legislativas concorrentes, se houver conflito entre norma federal e estadual, prevalece a norma estadual no que couber à competência suplementar dos Estados, desde que a norma federal não discipline o assunto por completo. A norma federal estabelece normas gerais, e os Estados podem suplementar. Portanto, não é automático que a norma federal prevaleça.

e) A alternativa está incompleta, então não pode ser considerada.

Portanto, a alternativa correta é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.