Questões Direito Penal Legislação Penal Especial

Matheus, José e Pedro, irmãos, foram condenados pela prática dos crimes de homicídio si...

Responda: Matheus, José e Pedro, irmãos, foram condenados pela prática dos crimes de homicídio simples contra inimigo, roubo majorado pelo concurso de agentes e estupro simples, respectivamente. Após cumprir...


1Q371721 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, FGV, 2018

Matheus, José e Pedro, irmãos, foram condenados pela prática dos crimes de homicídio simples contra inimigo, roubo majorado pelo concurso de agentes e estupro simples, respectivamente. Após cumprirem parte das penas privativas de liberdade aplicadas, a mãe dos condenados procura o advogado da família para esclarecimentos sobre a possibilidade de serem beneficiados por decreto de indulto.
Com base apenas nas informações narradas, o advogado deverá esclarecer que, em tese,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O indulto é um perdão da pena, concedido pelo Presidente da República, que extingue a punibilidade do condenado. No entanto, a Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) estabelece que o indulto não pode ser aplicado nos casos de crimes hediondos, prática de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e os definidos como crimes de caráter hediondo.

No caso apresentado, Matheus e José foram condenados por homicídio simples contra inimigo e roubo majorado pelo concurso de agentes, respectivamente. Nenhum desses crimes é classificado como hediondo, portanto, em tese, eles poderão ser beneficiados pelo decreto de indulto. Já Pedro, condenado por estupro simples, está enquadrado em um crime hediondo, o que o impede de ser beneficiado pelo indulto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.