Questões Português

Leia o poema de Cecília Meireles para responder às questões de números 08 e 09. “Encost...

Responda: Leia o poema de Cecília Meireles para responder às questões de números 08 e 09. “Encostei-me a ti, sabendo bem que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem, depus a minha vida em ti. Como sabi...


1Q373351 | Português, VUNESP

Leia o poema de Cecília Meireles para responder às questões de números 08 e 09. “Encostei-me a ti, sabendo bem que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem, depus a minha vida em ti. Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino frágil, Fiquei sem poder chorar, quando caí.” Nos versos, os termos em destaque – depus e frágil – são, respectivamente, sinônimo e antônimo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar os termos destacados no poema: "depus" e "frágil".

"Depus" é uma forma do verbo "depôr", que significa "colocar", "depositar", "pôr algo em algum lugar". Então, o sinônimo mais adequado é "depositei".

Já "frágil" significa algo delicado, que pode se quebrar ou se romper facilmente. O antônimo, portanto, é algo forte, resistente, ou seja, "vigoroso".

Assim, a alternativa que apresenta sinônimo e antônimo corretos para "depus" e "frágil" é a letra e): depositei e vigoroso.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.