Questões Português Figura e Vícios de Linguagem

“Para uma civilização de quatro mil anos ou mais, uma década tem sabor de 15 minutos”. ...

Responda: “Para uma civilização de quatro mil anos ou mais, uma década tem sabor de 15 minutos”. Em busca de expressividade, o autor do texto 1 apela, neste caso, para um(a):


Q373978 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Para uma civilização de quatro mil anos ou mais, uma década tem sabor de 15 minutos”. Em busca de expressividade, o autor do texto 1 apela, neste caso, para um(a):
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 06/01/2025 22:35:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

No trecho citado, o autor utiliza uma hipérbole para enfatizar a ideia de que, para uma civilização com milhares de anos de existência, uma década é um período extremamente curto, equivalente a apenas 15 minutos. A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste na exageração de uma ideia com o objetivo de enfatizar algo. Nesse caso, a comparação entre uma década e 15 minutos é claramente exagerada, destacando a brevidade desse período de tempo em relação à longa história da civilização mencionada.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.