De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os textos ofic...

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os textos oficiais “por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, requerem o uso do pa...


De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os textos oficiais “por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, requerem o uso do padrão culto da língua”. Tal preceito está corretamente preservado em:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    O Manual de Redação da Presidência da República orienta que os textos oficiais devem ser redigidos de forma impessoal, clara e concisa, seguindo o padrão culto da língua.

    Analisando as opções apresentadas:
    a) O uso de "Vossa Senhoria" e "vossa" está incorreto, pois o correto seria "Vossa Senhoria" e "Vossa análise das principais questões ali presentes".
    b) O verbo "encaminhado" deveria concordar com o sujeito "documentos", ficando "encaminhados". Além disso, a expressão "fogem a essa condição" não está clara.
    c) A opção correta preserva o padrão culto da língua, com concordância verbal correta e uso adequado da impessoalidade.
    d) O verbo "faltado" deveria concordar com o sujeito "dois", ficando "faltaram dois". Além disso, a expressão "que seriam básicos para consolidar o relatório do departamento" poderia ser mais clara.
    e) O pronome "eles" está inadequado, o correto seria "deixamos os documentos sob os cuidados dos advogados do setor para que sejam melhor analisados".

    Portanto, a opção correta que preserva o padrão culto da língua é a alternativa c).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.