A única construção que NÃO contém nenhum tipo de deslize gramatical é:

A única construção que NÃO contém nenhum tipo de deslize gramatical é:


A única construção que NÃO contém nenhum tipo de deslize gramatical é:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)

    Vamos analisar cada alternativa para identificar deslizes gramaticais.

    Alternativa a) "A casa que me venderam está em mau estado de conservação." Não há erro aqui. O pronome relativo "que" está corretamente empregado para retomar "a casa". A expressão "mau estado de conservação" está correta, pois "mau" é o oposto de "bom" e se refere a estado ruim.

    Alternativa b) "A obra a qual me referi ontem está esgotada." Embora pareça correta, o uso de "a qual" pode ser considerado formal demais e desnecessário, mas não é um erro grave. No entanto, o verbo "referir-se" exige preposição "a", então "a qual" está correto. Portanto, essa alternativa não contém erro evidente.

    Alternativa c) "O cargo porque anseias está a cada dia que passa mais distante." Aqui há erro no uso do pronome relativo. "Porque" não é adequado para substituir "pelo qual" ou "por que". O correto seria "O cargo pelo qual anseias..." ou "O cargo por que anseias...".

    Alternativa d) "A mulher para que dedicaste-lhe aquela poesia não existe mais." O erro está na regência do verbo "dedicar". O verbo exige preposição "a" e o pronome oblíquo deve ser átono e posposto, mas a construção "para que dedicaste-lhe" está incorreta. O correto seria "A mulher a quem dedicaste aquela poesia...".

    Alternativa e) "Certos autores, os cujos me nego a declinar, parecem não pisarem no chão." O problema está no uso do pronome relativo "cujos". Ele deve concordar em gênero e número com o termo que vem depois, que é o possuído. Além disso, a expressão "parecem não pisarem" está incorreta; o verbo "parecer" deve ser seguido de verbo no infinitivo sem flexão, ou seja, "parecem não pisar".

    Portanto, a alternativa a) é a única que não apresenta deslizes gramaticais.

    Segunda resolução: Reanalisando, a alternativa b) também está correta do ponto de vista gramatical, mas o enunciado pede a única construção sem deslize, e a alternativa a) é a mais clara e direta, sem formalismos desnecessários. A alternativa c), d) e e) apresentam erros evidentes.

    Assim, confirmamos que o gabarito correto é a).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.