Questões Administração Pública Administração Pública e Privada
A implantação de programa de "qualidade" no setor público apresenta certas especificida...
Responda: A implantação de programa de "qualidade" no setor público apresenta certas especificidades decorrentes da natureza da atividade pública que desaconselham a mera reprodução das diretrizes e ações ad...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Vamos analisar as alternativas para entender por que a letra c) é a correta:
a) Errada. O setor público também trata com "clientes", que são os cidadãos ou usuários dos serviços públicos. A diferença está na forma de relacionamento, mas o atendimento ao público existe sim.
b) Errada. É verdade que no setor privado o cliente paga diretamente pelo serviço, e no público o pagamento é indireto via impostos, mas a parte "ainda que simetricamente ao serviço observado" não é correta, pois nem sempre o imposto pago está diretamente relacionado ao serviço utilizado.
c) Correta. No setor privado, a qualidade está muito ligada à competitividade e lucro, enquanto no setor público o foco é a excelência no atendimento a todos os cidadãos, buscando eficiência e menor custo possível.
d) Errada. O setor público não tem como finalidade a sobrevivência num ambiente competitivo da mesma forma que o privado, e não busca lucro, mas sim atender ao interesse público.
e) Errada. O setor público tem sim preocupação em atender o público, pois é sua missão prestar serviços à população.
Portanto, a alternativa que melhor expressa as diferenças específicas da qualidade no setor público é a letra c).
Vamos analisar as alternativas para entender por que a letra c) é a correta:
a) Errada. O setor público também trata com "clientes", que são os cidadãos ou usuários dos serviços públicos. A diferença está na forma de relacionamento, mas o atendimento ao público existe sim.
b) Errada. É verdade que no setor privado o cliente paga diretamente pelo serviço, e no público o pagamento é indireto via impostos, mas a parte "ainda que simetricamente ao serviço observado" não é correta, pois nem sempre o imposto pago está diretamente relacionado ao serviço utilizado.
c) Correta. No setor privado, a qualidade está muito ligada à competitividade e lucro, enquanto no setor público o foco é a excelência no atendimento a todos os cidadãos, buscando eficiência e menor custo possível.
d) Errada. O setor público não tem como finalidade a sobrevivência num ambiente competitivo da mesma forma que o privado, e não busca lucro, mas sim atender ao interesse público.
e) Errada. O setor público tem sim preocupação em atender o público, pois é sua missão prestar serviços à população.
Portanto, a alternativa que melhor expressa as diferenças específicas da qualidade no setor público é a letra c).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários