Assinale a opção incorreta.

Assinale a opção incorreta.


publicidade

Assinale a opção incorreta.

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Camila Duarte
    Camila Duarte EQUIPE
    22/10/2025 • 19:04
    Gabarito: c)

    O modelo patrimonialista de administração pública é caracterizado pela confusão entre os bens públicos e privados, ou seja, há uma interpenetração dos patrimônios público e privado, como afirmado na alternativa a), que está correta.

    No modelo burocrático, um dos seus princípios fundamentais é a impessoalidade, formalidade e racionalidade do sistema administrativo, conforme a alternativa b), que também está correta.

    A alternativa c) é incorreta porque o acesso por concurso público é um princípio do modelo burocrático, não do patrimonialista. No modelo patrimonialista, o acesso ao serviço público não é regulado por critérios técnicos ou concursos, mas sim por relações pessoais e clientelismo.

    A alternativa d) está correta, pois o modelo gerencial busca garantir eficiência, propriedade e contratos, aproximando a administração pública de práticas do setor privado.

    Por fim, a alternativa e) está correta, pois o modelo burocrático enfatiza o serviço público profissional, com servidores concursados e carreira estruturada.

    Fazendo uma segunda análise, confirma-se que a única alternativa incorreta é a c), pois atribui ao modelo patrimonialista uma característica típica do modelo burocrático, o acesso por concurso público.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.