Em 2008, a Organização das Nações Unidas publicou um relatório sobre a evo...

Em 2008, a Organização das Nações Unidas publicou um relatório sobre a evolução do governo eletrônico (In: UN e-government survey: from e-government to connected governance. New York: United Nat...


Em 2008, a Organização das Nações Unidas publicou um relatório sobre a evolução do governo eletrônico (In: UN e-government survey: from e-government to connected governance. New York: United Nations, 2008). Considere os seguintes estágios da evolução do governo eletrônico:

I. Governos disponibilizam serviços online, como download de formulários, para pagamento de taxas.

II. Governos introduzem mecanismos de interação entre cidadãos e governo, nos quais a transação é online.

III. Lançamento de websites oficiais de órgãos públicos com informações básicas e estáticas.

IV. Governos apresentam informações sobre políticas públicas e governança por meio de links com arquivos acessíveis aos cidadãos, como leis e relatórios.

V. Governos tornam-se entidades conectadas que respondem às demandas dos cidadãos por meio de um escritório de desenvolvimento integrado.

Os estágios estão ordenados de forma crescente, do estágio mais simples ao mais complexo, em

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    24/10/2025 • 23:36
    Gabarito: d)

    A questão trata dos estágios da evolução do governo eletrônico conforme o relatório da ONU de 2008. É importante entender a progressão lógica dos estágios, do mais simples ao mais complexo.

    O estágio III corresponde ao lançamento de websites oficiais com informações básicas e estáticas, que é o ponto inicial do governo eletrônico, pois representa a presença online inicial.

    O estágio IV é o avanço para a disponibilização de informações mais detalhadas e acessíveis, como links para leis e relatórios, o que amplia a transparência e o acesso à informação.

    O estágio I envolve a disponibilização de serviços online, como download de formulários para pagamento de taxas, o que representa uma interação inicial com serviços públicos digitais.

    O estágio II é a introdução de mecanismos de interação online entre cidadãos e governo, com transações efetivamente realizadas pela internet, um passo além da simples disponibilização de formulários.

    Por fim, o estágio V representa o governo conectado, que responde às demandas dos cidadãos de forma integrada, mostrando um alto grau de maturidade e integração dos serviços públicos digitais.

    Assim, a sequência correta do mais simples ao mais complexo é: III (informações básicas estáticas), IV (informações detalhadas e acessíveis), I (serviços online simples), II (interação e transações online), V (governo conectado e integrado).

    Essa análise confirma que a alternativa d) está correta, conforme o gabarito oficial.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.