Questões Administração Pública Gerencial

Constitui(em) característica(s) própria(s) e inovadora(s) do modelo gerencial de Admini...

Responda: Constitui(em) característica(s) própria(s) e inovadora(s) do modelo gerencial de Administração pública, que o diferencia(m) dos outros modelos precedentes:


1Q378308 | Administração Pública, Gerencial, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC, 2017

Constitui(em) característica(s) própria(s) e inovadora(s) do modelo gerencial de Administração pública, que o diferencia(m) dos outros modelos precedentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Vamos analisar cada alternativa para identificar as características próprias e inovadoras do modelo gerencial de Administração pública, diferenciando-o dos modelos anteriores, como o burocrático e o patrimonialista.

a) Combate ao patrimonialismo: Embora o combate ao patrimonialismo seja uma característica desejável em qualquer modelo de administração pública, não é exclusivo nem inovador do modelo gerencial. O modelo burocrático já se propunha a combater o patrimonialismo através da impessoalidade e formalização.

b) Controle de resultados: Esta é uma característica inovadora do modelo gerencial. Diferente do modelo burocrático, que focava no controle de processos, o modelo gerencial enfatiza o controle de resultados, buscando maior eficiência e eficácia na entrega de serviços públicos.

c) Formalização dos procedimentos: Esta característica é típica do modelo burocrático de administração pública, onde a formalização e a aderência a procedimentos rígidos são fundamentais. Portanto, não é uma inovação do modelo gerencial.

d) Profissionalização do corpo técnico: A profissionalização é uma característica tanto do modelo burocrático quanto do gerencial. No entanto, não é uma inovação do modelo gerencial, pois já era um princípio fundamental no modelo burocrático.

e) Hierarquia e meritocracia: A hierarquia é uma característica comum em todos os modelos de administração pública. A meritocracia, embora seja mais enfatizada no modelo gerencial, também é um aspecto presente no modelo burocrático.

Portanto, a característica que realmente se destaca como própria e inovadora do modelo gerencial, diferenciando-o dos modelos anteriores, é o controle de resultados.

Gabarito: b)
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.