Questões Administração Pública Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP

Na década de 90 (séc. XX), o Governo Federal criou o Programa Brasileiro de Qualidad...

Responda: Na década de 90 (séc. XX), o Governo Federal criou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) voltado para as empresas brasileiras, tendo como objetivo a melhoria da sua competiti...


1Q378408 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Técnico Administrativo, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Na década de 90 (séc. XX), o Governo Federal criou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) voltado para as empresas brasileiras, tendo como objetivo a melhoria da sua competitividade no exterior. Para tal, em 1991, criou a Fundação Nacional da Qualidade que instituiu o Prêmio Nacional da Qualidade. Em 1998, foi lançado o Prêmio Nacional da Gestão Pública. Todo esse movimento proporcionou a construção do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). A GesPública parte da premissa de que o serviço precisa ter excelência sem deixar de ter natureza pública. A excelência, de acordo com a GesPública, será alcançada, entre outras dimensões, também, com:

I. orientação por processos e informações;

II. controle social;

III. desenvolvimento de parcerias.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

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💬 Comentários

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Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A questão aborda o Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), que visa a excelência no serviço público sem perder sua natureza pública.

O programa enfatiza a importância da orientação por processos e informações para melhorar a eficiência e a transparência dos serviços públicos, o que corresponde ao item I.

Além disso, o controle social é fundamental para garantir a participação da sociedade na fiscalização e no acompanhamento das ações governamentais, o que está contemplado no item II.

Por fim, o desenvolvimento de parcerias, seja com o setor privado ou com a sociedade civil, é uma estratégia para potencializar recursos e melhorar a gestão pública, conforme o item III.

Portanto, todos os três itens estão corretos e fazem parte das dimensões que a GesPública considera para alcançar a excelência no serviço público.
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