Questões Biologia Parasitologia

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishma...

Responda: As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. A leishmaniose é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mun...


1Q383131 | Biologia, Parasitologia, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. A leishmaniose é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Tal fato se deve ao processo de desenvolvimento e urbanização descontrolada, além da reemergência de focos antigos, e ainda, pelo número crescente de casos de leishmaniose associados à infecção pelo HIV. Sobre a Leishmaniose, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A alternativa e) está incorreta, pois o vetor responsável pela transmissão da Leishmaniose visceral não é o Culex fatigans, mas sim insetos da família Psychodidae, subfamília Phlebotominae, sendo a espécie Lutzomyia longipalpis a principal transmissora nas Américas.

A Leishmaniose é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao ser humano pela picada de insetos infectados. A prevenção da doença envolve o combate ao inseto transmissor, medidas de higiene ambiental, destino adequado do lixo orgânico e limpeza dos abrigos de animais domésticos.

O diagnóstico da Leishmaniose pode ser feito por exame direto, cultivo de material infectado, ensaios de imunofluorescência indireta, imunoenzimático (ELISA) e métodos moleculares (PCR).

As formas mais comuns de Leishmaniose são a tegumentar americana, que afeta a pele e as mucosas, e a visceral (calazar), que ataca órgãos internos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.